Notícias

Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes “Lar Mãe Maria” é inaugurado no município

Na última quarta-feira, dia 31 de outubro, a Prefeitura Municipal realizou a cerimônia de inauguração do Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes de Santo Antônio de Posse, o “Lar Mãe Maria”. O abrigo tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, mas, atualmente, acolhe 13 com idades entre 2 e 17 anos.

Nos últimos anos, os serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes do município eram trabalhados em parceria com a Entidade Lar Feliz, localizada no município de Jaguariúna.

Para a diretora de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mayra Nini, a necessidade do município de ter seu próprio abrigo se tornou mais pungente a partir da mudança na legislação do ECA e na Lei Orgânica de Assistência Social (LOA). “A partir daí, a administração trabalhou muito para que Santo Antônio de Posse inaugurasse seu próprio abrigo e, assim, pudesse assegurar aos acolhidos o cumprimento da Lei 8.069/90, do Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente, dando-lhes a oportunidade de participar da vida em comunidade em sua própria cidade”, afirma.

Além disso, a oportunidade de residir no município de nascimento garante as crianças e adolescentes a convivência familiar e possibilita o trabalho da rede de atendimento municipal, como assistência, saúde, esporte, educação, etc.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito municipal, a primeira-dama, a vice-prefeita, os diretores e secretários da administração, responsáveis por entidades de acolhimento da região, representantes das igrejas, empresários e a juíza da Comarca de Jaguariúna.