COMUNICADO – Controles de Vetores

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, informa que a realização da nebulização, ou “fumacê”, só acontece quando há descontrole e surtos e epidemias de dengue no município, o que não é o caso de Santo Antônio de Posse. Essa é uma medida estabelecida pelas “Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue”, do Ministério da Saúde, portanto independe da administração a decisão da realização da nebulização.

Sabemos que a diminuição significativa no número de casos de dengue confirmados em nosso município não pode ser motivo para descuido. Com a proximidade do verão e do aumento da temperatura, frisamos que estamos trabalhando de forma intensiva no bloqueio e controle de criadouros para evitar um novo surto como o vivenciado na cidade durante o ano de 2018.

Os pernilongos e mosquitos em excesso, são resultados de outros fatores, como a possibilidade de mato alto próximo às margens do ribeirão que corta o município, o aumento da temperatura ou ainda, outros locais naturais que facilitam a procriação da espécie.

Para finalizar, pedimos que a população continue nos ajudando, cuidando de seus terrenos e quintais e mantendo-os sempre limpos e livres de possíveis criadouros e frisamos que nossa expectativa é diminuir cada vez mais o número de casos confirmados de dengue no município.