Saúde

Em parceria com o Grupo SOnhe, Saúde promove exposição Mulheres Verdadeiras e a ação lúdica Mulher Labirinto sobre conscientização da saúde feminina

A exposição Mulheres Verdadeiras que retrata a história de 12 mulheres diagnosticadas com câncer de mama; Mulher Labirinto - um corpo feminino de metal de 1,60m será usado de forma lúdica para chamar a atenção da população para o tumor que atinge mais de 300.000 mulheres no mundo.

Em parceria com o Grupo SOnhe, Saúde promove exposição Mulheres Verdadeiras e a ação lúdica Mulher Labirinto sobre conscientização da saúde feminina

Em ocasião do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Grupo SOnhe – Oncologia e Hematologia, traz para Santo Antônio de Posse a exposição Mulheres Verdadeiras que retrata a história de 12 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, e a Mulher Labirinto, uma ação lúdica com um corpo feminino de metal de 1,60m, com intuito de chamar a atenção da população feminina sobre conhecer seu próprio corpo e realizar exames preventivos com regularidade.

As atividades que acontecem na quinta-feira, dia 28, das 14h às 20h, na Praça da Matriz, fazem parte da campanha Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser, realizada anualmente pelo Grupo.

“Será uma campanha lúdica associada a informações relevantes e de qualidade para população, em um corpo elétrico com perguntas a serem respondidas. Se a resposta estiver correta, a boneca soa um apito e virá a próxima pergunta. Vamos usar a brincadeira para passar informações sobre câncer de ovário de forma amigável, simples e de fácil entendimento e incentivar os exames e visitas de rotina ao ginecologista”, explica a oncologista Susana Ramalho, do Grupo SOnHe.

O objetivo do Grupo SOnHe com a ação da “Mulher Labirinto” é difundir para as mulheres de Campinas e região informações verdadeiras, com fundamento científico, e responsáveis, auxiliando no diagnóstico precoce do câncer de ovário. “A grande maioria é diagnosticada em estádios mais avançados da doença. Importante lembrar que a chance de cura do câncer é maior quando a doença é diagnosticada em estádio inicial, ou seja, quando a doença ainda está localizada no órgão onde ela se inicia, sem disseminação para outros locais (metástases). Essa campanha realizada pelo Grupo é para alertar as mulheres sobre os sintomas, que podem parecer comum, mas que devem ser levados a sério”, alerta o oncologista Higor Mantovani, também integrante do Grupo SOnHe.

O que te inspira? O que te move? Quais são os seus medos e suas aflições? As respostas dessas perguntas viraram, em 2020, o e-book Mulheres Verdadeiras, produzido pelo Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia, com depoimentos de 22 diferentes mulheres para a campanha anual do grupo Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser. E, neste ano, 12 histórias dessas mulheres que abriram seus corações e despiram suas almas em textos de vida real viraram uma exposição itinerante.

“É muito gratificante tirar do virtual o nosso e-book Mulheres Verdadeiras, que até já ultrapassou fronteiras e chegou na Holanda, onde a jovem universitária campineira Ana Lima acreditou no projeto e transformou cada uma das histórias em figuras artísticas. Agora, 12 delas serão expostas ao público gratuitamente. Iluminar os lugares com a cor rosa passou a ser pouco, precisamos expandir. É necessário ter um propósito maior, uma causa verdadeira sendo defendida e ‘Mulheres Verdadeiras’ é a prova de que é possível tocarmos a alma de outras pessoas, de maneira singela e conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, qualquer que seja o tipo de câncer.”, exalta Renata Ploetterle Sasse, diretora executiva do Grupo SOnHe e idealizadora do projeto.