Educação Esporte Notícias

Jovem possense é campeão em campeonato sul-americano de Kung Fu

Deivison Vitorio subiu no pódio após conquistar o ouro na categoria até 56 quilos

No último domingo, dia 25 de agosto, Santo Antônio de Posse estava presente no mais alto lugar do pódio do 8º Campeonato Sul-americano de Wushu, em La Paz, Bolívia. O responsável pela conquista foi pelo atleta possense de Kung Fu, Deivison Vitorio, da equipe Shao Lin Kung Fu/CIEF Posse. Aos 15 anos, esta é mais uma vitória na carreira do atleta e mais uma medalha de ouro para coleção.

Para chegar a Bolívia e disputar o ouro pela categoria até 56 quilos – juvenil, na modalidade Sanda, Deivison precisou derrotar alguns concorrentes. O atleta foi campeão regional, paulista e brasileiro e, então, passou a integrar a Seleção Brasileira de Kung-Fu Wushu, na qual competiu no último final de semana pelo do 8º Campeonato Sul-americano de Wushu.  Atualmente, a Seleção conta com, aproximadamente, 25 atletas.

O atleta se dedica ao esporte desde os seis anos de idade e o esforço tem trazido recompensas. “Treino Kung Fu diariamente, seis horas por dia, mas mais do que isso o esporte é a maneira que encontrei de me expressar”, afirma Deivison. O esporte também trouxe muitas coisas positivas para a vida do possense, como ele mesmo gosta de frisar. “Eles são minha segunda família, através do esporte eu tive a oportunidade de viajar, conhecer novas pessoas e aprender a ser cada vez mais comprometido com meus objetivos”.

Além do Kung Fu, Deivison pratica Jiu-Jitsu e faz parte do projeto musical GURI, onde toca viola e violoncelo. Na escola regular, o atleta também se garante como um bom aluno, afinal de contas, para continuar no esporte é necessário obter, no mínimo, nota 7 em todas as matérias.

Para dar conta de tudo isso, ele conta com o apoio do professor de Kung Fu, Paulo Ricardo de Oliveira. Responsável por acompanhar o treinamento de Deivison, o professor está presente dentro e fora do ambiente esportivo. Confiança e trabalho que dão frutos e geram uma parceria exemplar.

O futuro? Deivison já pensa nele! Seu objetivo é se tornar um atleta profissional do UFC, além de se formar Educador Físico e ensinar outros garotos e garotas a se tornarem vitoriosos.

PROJETO SHAO LIN KUNG FU/CIEF POSSE

Integrante do projeto oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Deivison iniciou sua vida no esporte através das aulas do Projeto Shao Lin Kung Fu/CIEF Posse. As aulas, ministradas pelo professor Paulo Ricardo de Oliveira, acontecem aos sábados, das 14h00 às 17h e aos domingos das 9h30 às 12h, no CIEF – Elisabete Lala Villalva. As aulas são gratuitas e podem participar crianças a partir de 6 anos de idade.