Saúde Utilidade Pública

Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, Saúde vistoriou 420 imóveis no combate à Dengue

O trabalho de prevenção vem ocorrendo desde o ano passado, sendo confirmados 9 casos de dengue, e 72 notificações de suspeita. Segundo o último levantamento, o índice de infestação do Aedes aegypti no município está em 5.58, classificado como de risco.

Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, Saúde vistoriou 420 imóveis no combate à Dengue

Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio de Posse não parou de realizar as ações voltadas para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Conforme aponta o último levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, entre os dias 11 e 24 de janeiro de 2022, foram vistoriados 420 imóveis, que abrangem todos os bairros do município.

O trabalho de prevenção e fiscalização vem ocorrendo desde o ano passado, sendo confirmados 9 casos de dengue, e 72 notificações de suspeita. Ainda segundo o levantamento, o índice de infestação do Aedes aegypti no município está em 5.58, classificado como de risco. O balanço é um importante instrumento na tomada de decisão e no direcionamento das atividades de prevenção e controle de vetor, principalmente no foco na limpeza e eliminação dos potenciais criadouros.

Além do trabalho dos profissionais da saúde, é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Combate ao mosquito

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

Deixe um comentário

BENEFÍCIO

Tarifa Social de Água e Esgoto

Você sabia que famílias residentes no município inscritas no CadÚnico atualizado com faixa de renda familiar mensal por pessoa menor ou ...