Educação Notícias

Proerd 2019 tem início nas escolas do município

Proerd 2019 tem início nas escolas do município

A primeira aula do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2019, promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação de Santo Antônio de Posse, aconteceu na manhã da quinta-feira, dia 8 de agosto.

O Proerd envolve as 13 salas de 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, que somam cerca de 310 estudantes. A rede pública de ensino também está incluída no projeto. Este ano, o Cabo Marco Antônio Ascencio e o Soldado Tiago Tavares de Almeida estão responsáveis pela aplicação do conteúdo do programa no município

O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem como base o DARE (Drug Abuse Resistence Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros, e no Estado de São Paulo já está há 25 anos.

O PROGRAMA

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física me sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades essas que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram.

Deixe um comentário

Acessibilidade

Novo modelo de identidade digital padrão do site pmsaposse.sp.gov.br atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web.

Garantir a acessibilidade na Web é permitir que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer ambiente web e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação.

Nesse ambiente, buscou-se contemplar as recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do site existe uma barra de menus onde se encontra atalhos de navegação padronizados, nos subitens de Acessibilidade há opções para alterar o contraste das cores e o tamanho dos objetos, essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do site.