Projeto “Eficiência Energética” é finalizado e entregue em Santo Antônio de Posse

Projeto “Eficiência Energética” é finalizado e entregue em Santo Antônio de Posse

Na terça-feira, dia 29 de dezembro, a Elektro realizou a entrega do projeto “Eficiência Energética” em Santo Antônio de Posse. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Diretoria de Água e Esgoto, e o investimento total foi de R$580 mil reais.  

As ações trarão economia no consumo de energia elétrica e, consequentemente, gerarão menos gastos aos cofres públicos. Além disso, o projeto contribuirá para preservação dos recursos naturais.  

Conheça as medidas implementadas: 

– Substituição da moto-bomba do sistema de distribuição da ETA para o Maria Helena com instalação de painel com controle de vazão e pressão na rede de distribuição. Com isso, o sistema foi automatizado, o garantirá o aumento ou a diminuição da vazão conforme a necessidade, garantindo sempre a mesma pressão nos imóveis e evitando rompimento da rede em horários de baixo consumo. 

– Substituição dos motores por motores de alto desempenho. O novo motor possui performance de 30CV e capacidade de 180 mil L/h, já o antigo apresentava 75CV e capacidade de 110 mil L/h, o que resultará na redução do consumo de energia e agilidade do processo.  

– Instalação de uma moto-bomba na captação do Camanducaia com instalação de painel com inversor de frequência para controle de vazão.  

– Instalação de uma moto-bomba no sistema de captação do Benfica com instalação de painel com inversor de frequência e unificação da tubulação de recalque para redução da perda de carga. 

– Refeito o Painel da Estação Elevatória de Esgoto da ETE Ressaca, para obter 100% do aproveitamento das bombas, reduzindo ou aumentando a velocidade conforme a demanda de vazão. 

– Implantação de um Centro de Operação e Controle localizado na ETA para receber a telemetria das Captações primária e secundária e dos Sistemas Maria Helena e Novo Reservatório da ETA. 

– Substituição da iluminação interna e externa dos prédios pertencentes ao DAE, para lâmpadas de LED. 

Todas estas ações, com destaque ao sistema supervisório, colocaram o DAE a frente, dando início a novos tempos, modernizando o processo e facilitando a operação. Agora o operador em tempo real tem acesso a importantes informações como status do equipamento, nível do reservatório, vazão, além de aumentar ou diminuir a demanda de água remotamente, conforme a necessidade. Com isso estes indicadores auxiliam na tomada de decisão, bem como garantem um melhor serviço. 

Deixe um comentário

Acessibilidade

Novo modelo de identidade digital padrão do site pmsaposse.sp.gov.br atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web.

Garantir a acessibilidade na Web é permitir que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer ambiente web e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação.

Nesse ambiente, buscou-se contemplar as recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do site existe uma barra de menus onde se encontra atalhos de navegação padronizados, nos subitens de Acessibilidade há opções para alterar o contraste das cores e o tamanho dos objetos, essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do site.