Saúde

Santo Antônio de Posse conquista terceiro melhor índice da RMC em ranking que avalia atenção básica em saúde

Pela primeira vez na história, Santo Antônio de Posse é a terceira colocada entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde. Os dados foram retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – Sisab, e correspondem ao terceiro quadrimestre de 2022.

O indicador mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários através da Atenção Primária à Saúde (APS), que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se da principal porta de entrada do SUS.

“Alcançar essa colocação, é motivo de grande orgulho para, pois mostra em dados práticos, a melhora do nosso sistema de saúde nos últimos anos”, comentou o prefeito, João Leandro Lolli. “Parabéns a todos os profissionais da saúde de Santo Antônio de Posse pelo ótimo trabalho que vem realizando em favor da saúde e da vida da nossa população”, concluiu.

Entre os indicadores avaliados no ranking do Previne Brasil, estão índices como a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, e a proporção de crianças de um ano vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite. A proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado é outro componente a fazer parte dos sete indicadores analisados.

O Previne Brasil compõe, por meio de indicadores, o incentivo financeiro de pagamento per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Atenção Primária (eAP). A colocação alcançada reflete os investimentos realizados pela gestão municipal na área da saúde e qualidade da assistência prestada pelas equipes da Atenção Básica, além de servir como norteadores das ações a serem intensificadas.