Saúde realiza 30 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B

O diagnóstico precoce contribui para a diminuição da transmissão e a melhoria da qualidade de vida da pessoa infectada pelos vírus.

Saúde realiza 30 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B

A Secretaria Municipal da Saúde realizou na última quinta-feira, dia 9, a campanha Fique Sabendo, com foco na prevenção do HIV e da Sífilis. Ao todo foram realizados 30 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B. A ação aconteceu na Praça da Matriz com uma equipe completa de profissionais, reforçando a conscientização da população quanto a importância da testagem para essas doenças, e consequentemente os cuidados necessários para a prevenção.

O objetivo da Campanha é incentivar a população a realizar testes rápidos, destinados a pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste, bem como a conscientização sobre as medidas de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Em novembro, em ação no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, a Secretaria da Saúde havia realizado 46 testes.

HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Como ocorre a transmissão:

·        Sexo vaginal sem camisinha;

·        Sexo anal sem camisinha;

·        Sexo oral sem camisinha;

·        Uso de seringa por mais de uma pessoa;

·        Transfusão de sangue contaminado;

·        Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;

·        Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Condutas que não transmitem a Aids:

É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem a doença das seguintes formas:

·        Sexo, desde que se use corretamente a camisinha.

·        Masturbação a dois.

·        Beijo no rosto ou na boca.

·        Suor e lágrima.

·        Picada de inseto.

·        Aperto de mão ou abraço.

·        Sabonete/toalha/lençóis.

·        Talheres/copos.

·        Assento de ônibus.

·        Piscina.

·        Banheiro.

·        Doação de sangue.

·        Pelo ar.

Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

Hepatite B, o que é?

É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível. Inicialmente, ocorre uma infecção aguda e, na maior parte dos casos, a infecção se resolve espontaneamente até seis meses após os primeiros sintomas, sendo considerada de curta duração. Essa resolução é evidenciada pela presença de anticorpos chamados anti-Hbs.

Matéria e Foto: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP