Saúde reforça alerta de prevenção e combate ao Aedes aegypti

Verão é tempo de aumentar os cuidados contra o mosquito que se proliferam ainda mais por causa das constantes chuvas e do calor

Saúde reforça alerta de prevenção e combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Vigilância Epidemiológica, pede à população possense que reforce os cuidados e mantenha seus quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Durante o verão, a incidência de casos de dengue, zyka e chikungunya tende a aumentar, uma vez que, o período favorece a proliferação do mosquito. Além das áreas externas, é importante também fazer vistorias dentro de casa, onde pode haver depósitos de água parada que passam despercebidos, como o reservatório que fica atrás da geladeira e sanitários da área de serviço.

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.