Semana do Bebê discute qualidade da saúde e educação na primeira infância

Se você tem crianças até 6 anos na família, procure o Posto de Saúde mais perto da sua residência e se informe sobre o acompanhamento pediátrico.

Semana do Bebê discute qualidade da saúde e educação na primeira infância

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância, e seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade. Visando o direito à sobrevivência e o desenvolvimento infantil, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu entre os dias 9 e 12 de maio, diversas ações voltadas a primeira infância.

Dando início as ações da Semana do Bebê, na terça-feira, 9 de maio, aconteceu no Centro Múltiplo do Idoso, mais uma edição do Grupo de Gestantes. Entre os temas, as mamães receberão informações a respeito da alimentação saudável na gestação, cuidados odontológicos e a importância de manter a vacinação em dia.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, na quarta-feira, 10, uma equipe multiprofissional realizou o monitoramento do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, em frente a Câmara Municipal, com intuito de atualizar os dados das famílias.

Na quinta-feira, 11, durante a Feira da Lua, profissionais da saúde realizaram um plantão de vacinação contra Covid-19 e a Influenza, o vírus da gripe.

Encerrando a programação, na sexta-feira, 12, as mamães assistiram a uma palestra sobre cuidados com recém-nascido, no Posto de Saúde da Família (PSF) Benedicto Alves Barbosa.

É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período garante à criança, o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar, além de promover a redução das desigualdades. Esses direitos são assegurados por meio de políticas públicas, mas, não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade.

Mantenha a caderneta de vacina atualizada. Vacina salva vidas.

GRUPO DE GESTANTES

A iniciativa é uma oportunidade para trocas de informações e experiências entre as gestantes, além de ser um momento para cuidar da saúde das mamães e dos bebês. As gestantes que participarem até o final do grupo, receberão um kit enxoval com itens essenciais para os primeiros meses do bebê, tais como roupinhas, toalhinha de banho, fraldas, entre outros itens.

O próximo encontro acontece na terça-feira, 6 de junho. Ao todo, neste primeiro semestre serão cinco encontros e as reuniões acontecem mensalmente, sempre às 13h30, no Centro Múltiplo do Idoso, localizado na Rua Pref. Pedro Ferreira Alves, 254-276, com transporte gratuito saindo às 13h dos Postos de Saúde da Família (PSFs).

O Grupo de Gestantes é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade. Para mais informações procure o Posto de Saúde da Família (PSF) do seu bairro.

Mantenha seu Cadastro Único em dia

O Cadastro Único é uma importante ferramenta de acesso a benefícios sociais, ofertados pelo Governo Federal e Estadual. É através dele que ...