Notícias

A Importância do aceiro no período de estiagem

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente auxilia os pequenos produtores na realização dos aceiros.

A Importância do aceiro no período de estiagem

Estamos entrando no período de estiagem e, como vem ocorrendo ao longo de alguns anos atrás, nossa região vem sendo muito afetada, com isso são realizados aceiros, que consiste na retirada da vegetação nas propriedades rurais próximos as matas, postes e cercas. O aceiro é de fundamental importância para a prevenção das queimadas.

O aceiro pode ser realizado através de máquinas de grande porte ou trator com implementos adequados, raspando uma parte da vegetação ou incorporando a mesma.

A Lei Estadual n° 10547/2000 obriga os proprietários rurais realizarem o aceiro como precaução contra incêndios.

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente vem auxiliando principalmente os pequenos produtores que não possuem máquinas adequadas e implementos condizentes com o trabalho de realização do aceiro.

Quando ocorrem as queimadas elas causam muitos danos como: empobrecimento do solo, morte de animais silvestres e rebanhos, poluição, destruição de cercas, redes de eletricidade, acidentes em estradas e agravam problemas respiratórios. Há perca de lavouras inteiras devido a falta de aceiros.

SAÚDE

Semana de combate ao mosquito da Dengue

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os ...
SEGURANÇA

GCM faz visita surpresa para aniversariante

Olha que notícia legal. No último domingo, 10 de março, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Posse fez uma visita na ...