Saúde prepara campanha sobre Novembro Azul com foco na saúde masculina

A ação será realizada no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, das 8h às 12h, e contará com 40 vagas de ultrassom (próstata e das vias urinárias), coleta de PSA, avaliação odontológica, além de teste rápido de sífilis e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Saúde prepara campanha sobre Novembro Azul com foco na saúde masculina

Com intuito de ampliar a oferta de serviços de saúde pública aos homens, a Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio de Posse está preparando a campanha Novembro Azul, com foco na prevenção e conscientização do câncer de próstata.

A ação será realizada no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, das 8h às 12h, e contará com 40 vagas de ultrassom (próstata e das vias urinárias), 25 consultas com médico urologista, avaliação odontológica, além de teste rápido de sífilis e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Ressaltamos que como há necessidade de seguir os protocolos de segurança frente ao enfrentamento da Covid-19, todos as ações ocorrerão de maneira a manter o distanciamento social e o uso de máscara.

Campanha Novembro Azul

A campanha Novembro Azul, tem como o objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

GCM faz visita surpresa para aniversariante

Olha que notícia legal. No último domingo, 10 de março, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Posse fez uma visita na ...