Saúde

Saúde promove testagem rápida para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais

A ação contou com uma equipe completa de profissionais qualificados e capacitados para a realização da testagem.

Em decorrência da campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção e conscientização do câncer de próstata, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu na manhã do último sábado, dia 20, no Ambulatório de Especialidades Médicas, ação voltada para testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além da campanha de imunização contra Covid-19.

Com uma equipe completa de profissionais com qualificação e capacitação para esse tipo de procedimento, 46 testes rápidos foram realizados.

HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Como ocorre a transmissão:

·        Sexo vaginal sem camisinha;

·        Sexo anal sem camisinha;

·        Sexo oral sem camisinha;

·        Uso de seringa por mais de uma pessoa;

·        Transfusão de sangue contaminado;

·        Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;

·        Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Condutas que não transmitem a Aids:

É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem a doença das seguintes formas:

·        Sexo, desde que se use corretamente a camisinha.

·        Masturbação a dois.

·        Beijo no rosto ou na boca.

·        Suor e lágrima.

·        Picada de inseto.

·        Aperto de mão ou abraço.

·        Sabonete/toalha/lençóis.

·        Talheres/copos.

·        Assento de ônibus.

·        Piscina.

·        Banheiro.

·        Doação de sangue.

·        Pelo ar.

Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

Hepatites Virais

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV). Com exceção do HBV, que possui genoma DNA, todos os demais são vírus RNA.

Embora apresentando diferenças quanto ao tipo de genoma viral, estrutura molecular e classificação taxonômica, estes cinco agentes etiológicos têm o fígado como alvo primário e causam um processo necroinflamatório característico: a “hepatite”. Náusea, vômitos, mal-estar, dor-de-cabeça, e perda do apetite são os sintomas mais freqüentes na fase inicial da doença. Colúria (urina escura) e acolia (fezes esbranquiçadas) antecedem a fase ictérica (pele e olhos amarelados) que, em geral, coincide com alteração das provas de função hepática.

As hepatites A e E são transmitidas pela via orofecal e causam infecções agudas benignas, que evoluem para a cura sem necessidade de tratamento específico. As hepatites B, C e D podem evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose e o carcinoma hepatocelular.

Matéria e Foto: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

GCM faz visita surpresa para aniversariante

Olha que notícia legal. No último domingo, 10 de março, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Posse fez uma visita na ...