Saúde Utilidade Pública

Prevenção da gravidez na adolescência foi tema de palestras da Saúde nas escolas

Atualmente o município conta com 158 gestantes cadastradas com acompanhamento de pré-natal, dessas, 17 são adolescentes, número preocupante dado os impactos da gravidez precoce.

A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio de Posse, com apoio da Secretaria da Educação, e do Conselho Tutelar, promoveu nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, uma série de palestras socioeducativas, tendo como tema a prevenção da gravidez na adolescência. Com uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeira e psicóloga, a ação buscou alertar sobre os riscos e consequências de uma gravidez na adolescência, a exemplo da evasão escolar e perigos à saúde materna.

Foram abordados pelos palestrantes os métodos contraceptivos, impactos no corpo, possíveis agravamentos na saúde, além de como a gravidez na adolescência pode afetar o lado emocional e psicológico da gestante. A ação foi mais uma oportunidade para os alunos sanarem suas dúvidas e se informarem de forma correta sobre um tema tão sensível e importante.

Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal da Saúde com foco na saúde da mulher, que vem sendo realizada desde o início do ano passado com a ampliação de atendimento de ginecologia nos Postos de Saúde da Família (PSF), de modo a sanar a carência da especialidade vivenciada há anos pela população.

Métodos contraceptivos

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar. São eles: anticoncepcional injetável mensal; anticoncepcional injetável trimestral; minipílula; pílula combinada; pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte); Dispositivo Intrauterino (DIU); preservativo feminino e preservativo masculino.

Pré-natal

A mulher deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência, a partir dos primeiros indicativos, como o atraso menstrual, para diagnosticar a gestação. O objetivo é que a gestante comece o pré-natal precoce ainda no primeiro mês ou primeiro trimestre de gravidez.
Durante o atendimento de pré-natal na rede pública, a paciente já recebe o encaminhamento para a maternidade a qual fará o parto, realiza testes rápidos e consulta odontológica. A rede ainda promove a visita antecipada da gestante à maternidade e realiza busca ativa das gestantes faltosas.

Adolescência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza como adolescentes pessoas de 10 a 19 anos. Além do impacto emocional provocado, a gravidez na adolescência representa uma série de riscos tanto à saúde da gestante quanto à do bebê. Estudos mostram uma maior incidência de prematuridade e baixo peso em recém-nascidos de mães adolescentes, além de um maior risco de óbito perinatal. É frequente a reincidência de gravidez na adolescência, principalmente naquela menina que muda de parceiro, é solteira e tem baixa escolaridade. Também é preocupante a diminuição da idade da gravidez na adolescência.

Matéria e Fotos: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

GCM faz visita surpresa para aniversariante

Olha que notícia legal. No último domingo, 10 de março, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Posse fez uma visita na ...