Notícias

Profissionais da educação participam de capacitação sobre inclusão e neurodiversidade

Graças a uma iniciativa visionária promovida pela Secretaria de Educação, professores e demais profissionais da educação participaram de uma capacitação abrangente sobre inclusão, neurodiversidade e transtornos do neurodesenvolvimento. A iniciativa, foi cuidadosamente planejada para atender às necessidades específicas dos educadores, abordando questões cruciais que irão impactar positivamente a jornada de aprendizado de todos os alunos. Durante o programa, os professores e profissionais da educação tiveram a oportunidade de se aprofundar em estratégias pedagógicas inclusivas, aprendendo como adaptar suas metodologias para atender às demandas individuais de cada estudante.

“Estamos muito empolgados em receber nossos educadores neste novo semestre, especialmente após uma capacitação tão significativa. Acreditamos que a inclusão é a base de uma educação verdadeiramente transformadora, e é nosso compromisso garantir que cada aluno se sinta valorizado e acolhido em nossas escolas. Nossos profissionais da educação são a força motriz desse processo, e investir em sua capacitação é investir no futuro de nossos alunos e de nossa comunidade”, comentou a secretária de Educação, Claudia Pinho Lalla.

“Nosso objetivo é que cada aluno, independente de suas habilidades ou desafios, tenha acesso a uma educação de qualidade. Sabemos que cada aluno é único, e a neurodiversidade enriquece nossa comunidade escolar, tornando-a mais rica e plural. Através dessa capacitação, nossos educadores estão sendo capacitados a criar ambientes que promovam a equidade, a compreensão mútua e o respeito”, acrescentou a secretária.

O tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA) também recebeu destaque na formação. Palestrantes especializados trouxeram valiosas informações sobre as características do TEA, bem como estratégias para apoiar estudantes com autismo em sala de aula, visando sua plena participação no ambiente escolar.

“Não podemos falar de educação inclusiva sem envolver os pais e responsáveis. Queremos construir parcerias sólidas, fortalecendo os laços entre a escola e a família, trabalhando juntos em prol do desenvolvimento integral de cada aluno. Nossa missão é tornar a escola um espaço verdadeiramente democrático, onde todos possam se sentir pertencentes e valorizados.”

Com essa capacitação a Secretaria Municipal de Educação demonstra seu compromisso em promover uma educação cada vez mais inclusiva e igualitária, onde o respeito à diversidade seja a essência de uma educação transformadora. A expectativa é de que os frutos desse investimento sejam colhidos ao longo do ano letivo, refletindo-se em um ambiente escolar mais acolhedor, empático e propício ao desenvolvimento pleno de cada aluno.

Festa do Peão anuncia nova realeza

Chegou o momento de descobrir os novos membros da realeza da Festa do Peão de Santo Antônio de Posse de 2024. A participante escolhida para ...