Eleição para conselheiros tutelares leva mais de 2 mil cidadãos às urnas

Eleição para conselheiros tutelares leva mais de 2 mil cidadãos às urnas

2.143 possenses foram as urnas neste domingo, 1º de outubro, para definir as cinco novas integrantes que ocuparão o quadro do Conselho Tutelar de Santo Antônio de Posse para o período de 2024-2027. A votação aconteceu na EMEF Mário Bianchi, com início às 8h e término às 17h, com a utilização de urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER), dando mais transparência e celeridade na apuração dos votos. Neste ano, o pleito contou com a participação de doze candidatas, sendo eleitas as cinco mais votadas que tomarão posse na data de 10 de janeiro de 2024.

Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Sua missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.

Com intuito de facilitar o acesso da população e assegurar o direito ao voto, a Prefeitura disponibilizou dois transportes públicos gratuitos para atender os munícipes que residem em áreas rurais ou distantes do local de votação.

A eleição dos membros do Conselho Tutelar foram realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), onde foi criada uma comissão especial eleitoral para realização de todo o processo documental e trâmites necessários para o pleito, e contou com a fiscalização do Ministério Público (MP).

Confira a classificação:

– Viviane Inaba – 348 votos