Saúde promove palestra em alusão ao Setembro Amarelo

Saúde promove palestra em alusão ao Setembro Amarelo

O mês de setembro marca a conscientização sobre a prevenção do suicídio, com iniciativas voltadas ao cuidado à saúde mental por meio de palestras e mobilização da sociedade. Para tratar sobre o tema, na manhã da quinta-feira, 21, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma palestra com a Dra. Vianna de Andrade Fagundes, no plenário da Câmara Municipal, sobre as principais causas e motivações do suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental e do apoio às pessoas que lutam contra pensamentos suicidas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, além da existência dos episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza a campanha com intuito de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.

Em sua nona edição, o tema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”. Vale ressaltar que a campanha é realizada durante todo o mês de setembro, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09 e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

É importante que a pessoa que estiver enfrentando problemas relacionados à saúde mental procure ajuda profissional. Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, www.cvv.org.br/chat/ ou www.cvv.org.br/e-mail/