Segurança Notícias

Prefeitura investe em modernização da Segurança Pública

Mais dinamismo na coleta e inserção de dados, padronização das tipificações de ocorrências e, consequentemente, otimização dos recursos e promovendo maior agilidade nos atendimentos.

Prefeitura investe em modernização da Segurança Pública

Ampliando a modernização da segurança pública de Santo Antônio de Posse, a Guarda Civil Municipal recebeu na terça-feira, 16 de janeiro, cinco tablets, que permitirão o monitoramento das ocorrências, com georreferenciamento e mapa com a localização das viaturas.

Adquiridas para serem utilizadas pelos agentes durante as ações operacionais, seu uso trará dinamismo na coleta e inserção de dados, padronização das tipificações de ocorrências e, consequentemente, otimização dos recursos e promovendo maior agilidade nos atendimentos.

Os dispositivos móveis estarão interligados aos sistemas: Sinesp CAD, Fiscalização Senatran, Sinesp Infoseg e o SIM (Sistema Integrado de Multa) – Prodesp, utilizados pela base de operações da GCM.

Além da aquisição dos novos equipamentos, os agentes da corporação passaram por treinamento para utilização das plataformas.

MURALHA DIGITAL

O sistema de videomonitoramento conta com 14 câmeras instaladas nas entradas e saídas da cidade, monitoradas 24h por dia. A ferramenta OCR (sigla em inglês Optical Character Recognition) funciona de forma integrada com o sistema Cortex (do Ministério da Justiça) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos serviços de monitoramento das cidades da região que contam com a tecnologia, facilitando assim a troca de informação entre as forças policiais e de segurança pública.

A sala de monitoramento é equipada com sistema de videoconferência, com monitores e computadores, onde o operador consegue acompanhar as câmeras de forma simultânea. A medida tem por objetivo promover mais segurança à população, com a atuação direta na identificação de situações de risco e monitoramento preventivo.

MONITORA POSSE

Recentemente, a ferramenta foi ampliada por meio do programa “Monitora Posse” que, a partir da cooperação entre o poder público e a comunidade local, com o cadastramento espontâneo de pessoas, físicas e jurídicas, recebe imagens capturadas por câmeras particulares de segurança.

Tais imagens compartilhadas são utilizadas para fins de monitoramento, prevenção e planejamento de operações de inteligência por parte da Guarda Civil Municipal, auxiliando não apenas às forças de segurança do município, como também às demais corporações policiais da região.