Programa Alfabetiza Juntos SP inicia formação em Santo Antônio de Posse
O programa tem por objetivo atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade e atingir a meta de 90% de crianças leitoras em 2026 em todo o Estado de São Paulo
Com intuito de promover a formação assertiva e contextualizada dos alunos da rede pública de ensino, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, iniciou na última segunda-feira, 20 de maio, o módulo 1: “Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar”, do Programa Alfabetiza Juntos SP, capacitação destinada para os professores dos 1° e 2° anos do ensino fundamental.
Por meio da formação continuada de professores alfabetizadores, gestores escolares e equipes regionais, a capacitação será feita em encontros online e presenciais, com formação desenvolvida pela Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo).
Em Santo Antônio de Posse, a capacitação presencial será realizada pela especialista em alfabetização, Mônica Padilha, formadora e articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no município.
Criado em fevereiro deste ano, o Alfabetiza Juntos SP tem por objetivo atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade e atingir a meta de 90% de crianças leitoras em 2026 em todo o Estado de São Paulo. Para isso, o programa prevê, entre outras iniciativas, avaliação e monitoramento dos níveis de proficiência em leitura e a criação de incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização, monitoradas por meio do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para 2º e 5º anos do ensino fundamental.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Governo de São Paulo, com apoio técnico da Undime-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.
Fluência leitora
Em 2023, a Secretaria da Educação do Governo de São Paulo implantou a Avaliação de Fluência Leitora em duas etapas e obteve resultados fundamentais para balizar as ações do Alfabetiza Juntos SP.
Na primeira edição, 328,9 mil alunos da rede pública de 606 cidades participaram das provas de leitura. Os resultados davam conta que 56% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental eram leitores fluentes ou leitores iniciantes, e 44% eram pré-leitores no início do segundo semestre.
No final de 2023, a avaliação reuniu 343,8 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental de 600 cidades, e o salto foi de 9% no índice de alunos leitores iniciantes e leitores fluentes.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras – palavras inventadas ou sem significado – e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.