Educação Saúde

Ação bucal atende alunos da rede municipal de ensino e da APAE

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, com intuito de promover à redução do número de cavidades de cárie e focos de infecção em crianças e jovens das escolas municipais.

Ação bucal atende alunos da rede municipal de ensino e da APAE

Com intuito de promover uma saúde bucal mais acessível e eficaz da população, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, promoveu entre os meses de maio e junho, uma ação voltada aos alunos da rede pública de ensino e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para avaliar a condição do sorriso dos estudantes, fornecendo o tratamento adequado e ensinando práticas preventivas que vão beneficia-los ao longo da vida.

A iniciativa, conduzida pela equipe de profissionais do Centro Odontológico Municipal, realizou na primeira etapa do projeto, avaliação e levantamento epidemiológico da doença cárie de 1322 alunos, sendo que, 747 foram autorizados pelo responsável, 559 não receberam autorização e 16 estiveram ausentes no período. Dentre esses, 67 foram encaminhados para tratamento nos Postos de Saúde da Família (PSFs), e 93 foram identificados com necessidade de ART (Tratamento Restaurador Atraumático).

Já na segunda etapa com o apoio da comunidade escolar e o comprometimento dos profissionais em saúde bucal, foram restaurados 280 dentes e 30 aplicações de verniz fluoretado e escovação direcionada em todos os estudantes presentes da APAE. Tudo isso sem que os alunos precisassem sair do ambiente escolar. Todos os alunos receberam kit de higiene oral.

A equipe do Centro Odontológico Municipal é formada pelos dentistas: Franciany Domingues, José Henrique Siqueira, Cristina C. Pavan, Mauriane Meschiari e Ana Alice M. Semeghini, e os auxiliares de consultório dentário: Denize G.Teixeira, Ednéia Fernandes, Maria da Guia Nascimento e Ketulei C. Cachelli.