Saúde inicia processo de implantação do Núcleo de Economia da Saúde (NES) municipal
Os Núcleos de Economia da Saúde (NES) são estruturas organizacionais desenvolvidas para o melhor uso dos recursos disponíveis, a partir da aplicação do conhecimento e de ferramentas da economia da saúde
Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde participaram nesta semana, de uma reunião online com membros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), com intuito de iniciar o processo de implantação do Núcleo de Economia da Saúde (NES) municipal, visando melhorar a gestão dos recursos, bem como sua aplicação.
Os Núcleos de Economia da Saúde (NES) são estruturas organizacionais presentes nas Secretarias de Saúde de estados e municípios que subsidiam gestores de saúde para o melhor uso dos recursos disponíveis, a partir da aplicação do conhecimento e de ferramentas da economia da saúde. O objetivo de sua atuação é garantir a qualificação do processo de tomada de decisão desses profissionais que atuam na gestão.
Contar com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde é um passo fundamental para a implementação dos núcleos no país. Para que estes realizem suas ações a contento, torna-se necessário que estejam formalizados na estrutura organizacional dessas secretarias, de maneira a terem legitimidade e contarem com estrutura física adequada, além de recursos humanos qualificados.
Eixos de atuação
- Apoiar os gestores dos SUS na elaboração e avaliação da execução dos orçamentos em saúde;
- Apoiar a implementação do Programa Nacional de Custos (PNGC);
- Apoiar a elaboração de estudos econômicos e compartilhar via Rede ECOS e BVS ECOS;
- Apoiar as Secretarias de Saúde no preenchimento do Banco de Preços em Saúde (BPS) e do Catálogo de Materiais (CATMAT);
- Apoiar os estados e municípios no preenchimento e análise de dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).
No âmbito nacional, a Coordenação de Ações Estruturantes em Economia da Saúde (Caesa), do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), do Ministério da Saúde (MS) é a responsável por consolidar a Rede ECOS, da qual fazem parte os Núcleos de Economia da Saúde (NES).