Notícias

Captação de água do Barreiro sofre furtos de cabos elétricos

Captação de água do Barreiro sofre furtos de cabos elétricos

Na noite de terça-feira, dia 2 de janeiro, a captação de água do Barreiro foi invadida por marginais e teve toda a fiação que alimenta a bomba responsável pelo abastecimento de água da cidade furtada. A sala de comando dos painéis foi arrombada, todos os cadeados quebrados e, com a retirada de todos os cabos de energia elétrica, desde o padrão de medição até a bomba, a cidade ficou sem água durante toda a terça-feira. O prejuízo é de cerca de R$ 30 mil.

Imediatamente, após a constatação do roubo e ainda pela manhã, o SAAEP providenciou, em caráter de urgência, aquisição de novos cabos e a reinstalação da bomba para restabelecer o abastecimento de água da cidade.

No local, estão sendo feitas melhorias para instalação do segundo conjunto de bomba reserva e também a substituição de 50% da adutora por ferro fundido de 10”. Atualmente, o material usado é o PVC de 8”. Estas medidas buscam eliminar os constantes rompimentos que provocam a falta de água no município.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

A Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Rodovia SP107, foi alvo de furto pela segunda vez em quarenta dias no último dia 27 de dezembro. Na ocasião, os ladrões destruíram parte do alambrado e furtaram os cabos que alimentam a Estação de Tratamento de Esgoto. Além disso, o transformador de Energia foi destruído para o furto dos cabos de cobre.

A Estação de Tratamento está fora de operação devido ao ocorrido e só voltará a funcionar após licitação para aquisição de um novo transformador e de toda a fiação.Na Estação de Tratamento de Esgoto, o prejuízo calculado é de cerca de R$ 50 mil.

O SAAEP está tomando as devidas providências para garantir a segurança nos locais, através da contratação de vigias e aquisição de câmeras de segurança. Mas, para isso, terá que sacrificar recursos que seriam destinados à melhoria de toda estrutura de abastecimento de água e esgoto da cidade, além de aumentar o seu custo operacional, ocasionando, consequentemente, futuros aumentos de tarifas.

Ressaltamos ainda, que nunca houve anteriormente no Serviço de Água registro de furtos desta natureza.

NOTÍCIAS

Comunicado – Cartão Cidadão

Devido à manutenção do sistema, o cadastro, bem como a emissão de novos cartões, está momentaneamente suspenso.
NOTÍCIAS

Mantenha seu Cadastro Único em dia

O Cadastro Único é uma importante ferramenta de acesso a benefícios sociais, ofertados pelo Governo Federal e Estadual. É através dele que ...