Saúde

Com aumento das chuvas, população deve acender alerta para dengue

Já no mesmo período, entre as 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), foram contabilizados 198.309 casos confirmados de dengue e 17 óbitos.

Com aumento das chuvas, população deve acender alerta para dengue

Com o calor e a chegada das chuvas em toda a região, a população deve reforçar os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com dados do painel da dengue, disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em Santo Antônio de Posse, de janeiro até 14 de novembro deste ano, foram 4.326 casos prováveis de dengue e 7 óbitos.

Já no mesmo período, entre as 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), foram contabilizados 198.309 casos confirmados de dengue e 17 óbitos.

Só nos dez primeiros meses deste ano, o Brasil registrou mais de 6 milhões de casos prováveis, com mais de 5 mil mortes pela doença.

Segundo o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XVII Campinas, espera-se uma epidemia de dengue ainda mais severa neste fim de ano e no início de 2025. Por isso, é indispensável a sensibilidade da população para eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Conforme explica Márcia Simenton, chefe da Vigilância Epidemiológica de Santo Antônio de Posse, o momento é de antecipar as ações de controle e de vigilância dos vírus.

Até dezembro, ocorrerá em todo o Estado de São Paulo uma mobilização social para controle das arboviroses.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5 °C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Combate ao mosquito

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.