Notícias

Conheça a importância do Aceiro no período de estiagem

Conheça a importância do Aceiro no período de estiagem

O Departamento de Meio Ambiente de Santo Antônio de Posse realiza o trabalho de conscientização da população para processos que visam facilitar e melhorar o ambiente urbano e rural do município. Neste período de estiagem, os profissionais do Departamento alertam para a importância da realização dos Aceiros que impactam diretamente na prevenção das queimadas.

A técnica consiste na retirada da vegetação nas propriedades rurais próximas as matas, postes e cercas. O Aceiro pode ser realizado através de máquinas maiores ou mesmo trator com implementos adequados, raspando uma parte da vegetação ou incorporando a mesma.

A Lei Estadual 10547/2000 obriga os proprietários rurais a realizarem o procedimento como precaução contra incêndios, uma vez que, quando ocorrem as queimadas elas causam danos como empobrecimento do solo, morte de animais silvestres e rebanhos, poluição, destruição de cercas, redes de eletricidade, acidentes em estradas e agravam problemas respiratórios, podendo até causar a perda de lavouras inteiras devido à falta de Aceiros. Por isso, fique atento!