“Dia D do Mundo do Theo” apresenta as ações inclusivas realizadas nas escolas de Santo Antônio de Posse
O projeto O Mundo do Theo parte do princípio de que todas as pessoas são únicas e têm as suas singularidades, propondo fomentar um aprendizado coletivo, onde os familiares também são agentes da transformação
Professores, estudantes e familiares estiveram reunidos durante o Dia D do Mundo do Theo, realizado na sexta-feira, 6 de dezembro, no município de Santo Antônio de Posse. O evento ocorreu simultaneamente nas sete escolas do município e envolveu 1.529 alunos da educação infantil ao 5º ano.
Durante o encontro, houve exposições de trabalhos realizados durante o semestre e reunião de pais, marcando a finalização das ações do projeto – que inovou a dinâmica educacional no município, com o objetivo de facilitar a inclusão de estudantes autistas.
A iniciativa foi bem avaliada pela Secretaria Municipal de Educação, que destacou o trabalho e engajamento dos professores. O projeto O Mundo do Theo parte do princípio de que todas as pessoas são únicas e têm as suas singularidades, propondo fomentar um aprendizado coletivo, onde os familiares também são agentes da transformação.
Por isso, o foco do projeto não é a criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas toda a rede de pessoas que se relacionam com este aluno, ou seja, toda a comunidade escolar.
O projeto pedagógico inclusivo, da Editora Galeria das Letras, está baseado em um kit pedagógico que aborda o mundo de um menino (Theo) autista e mostra que – por meio do respeito, da empatia e da inclusão – a família, alunos e professores conseguem proporcionar para ele um ambiente saudável e inclusivo.
Conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com “O Mundo do Theo”, os professores são preparados para incentivar habilidades para que as crianças, seus familiares e a comunidade escolar possam desenvolver uma comunicação assertiva, com senso de comunidade e civilidade; empatia e estado de presença, inclusão e aceitação; cooperação e responsabilidade social; resiliência, respeito e pertencimento; superação do capacitismo; redução de situações de bullying e da evasão escolar; leitura, interpretação e escrita.