Eventos Saúde

Esporte e bem-estar marcam Dia do Desafio em Santo Antônio de Posse

Criado no Canadá nos anos 80, o evento é promovido pelo SESC São Paulo com apoio da Prefeitura, tendo como principal objetivo incentivar a população a levar uma vida saudável, através de atividades físicas.

Esporte e bem-estar marcam Dia do Desafio em Santo Antônio de Posse

A 28ª edição do Dia do Desafio, ação mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas, mobilizou na última quarta-feira, 25, por meio do Departamento de Esporte e Lazer, 4.078 pessoas, entre servidores da Prefeitura, alunos da rede municipal de ensino, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com atividades recreativas, alongamento, ginástica, dança e coordenação motora, entre outras.

O diretor municipal de Esportes e Lazer, Carlos Roberto Ortiz de Campos Filho, o Professor Carlão, destacou a importância do engajamento e o apoio do município ao Dia do Desafio. “A participação da Prefeitura nesta ação é fundamental, reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida da população ao aliar prática esportiva, atividade física e bem-estar”.

O tema desta edição foi “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, mas como não houve a competição amistosa entre municípios, a maior relevância do evento foi a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo. Depois de dois anos no formato on-line devido à pandemia da covid-19, a data – comemorada sempre na última quarta-feira do mês de maio – voltou a ser realizada de forma presencial.

História do desafio

A ideia do Dia do Desafio surgiu em 1983, em Saskatoon, no Canadá, quando o prefeito da cidade sugeriu aos habitantes que fossem caminhar como estratégia para enfrentar o inverno rigoroso. Desta ação surgiu a essência do Dia do Desafio que acontece todos os anos sempre na última quarta-feira do mês de maio.

O Dia do Desafio é mundialmente consolidado como um dos maiores movimentos sociais no combate ao sedentarismo, sendo reconhecido no Brasil pela lei nacional nº 13.645, de 4 de abril de 2018.

A coordenação mundial do Dia do Desafio é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Nos estados brasileiros, o Sesc é responsável pela maior parte da programação, mas empresas e instituições também costumam mobilizar seus colaboradores e comunidades.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

Saúde mental é tema de palestra

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS promoveu na quinta-feira, 25 de janeiro, uma palestra para os profissionais do ...