Saúde Utilidade Pública

Gestantes e puérperas já podem receber a vacina bivalente contra Covid-19

Gestantes e puérperas já podem receber a vacina bivalente contra Covid-19

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 20 de março, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, nas gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. A vacinação está sendo realizada por meio de agendamento, basta procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) de referência.

Também podem receber o imunizante os idosos de 60 anos ou mais e os pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos. Para ter acesso à vacina, é preciso ter tomado pelo menos duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, aplicada em todo o País desde 2021. Além disso, a última dose deve ter o intervalo de no mínimo quatro meses.

A nova vacina é uma atualização dos primeiros imunizantes produzidos contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. O objetivo da campanha com a bivalente é imunizar a população contra a variante ômicron e melhorar a proteção da população contra a doença.

Calendário Nacional

17/04: Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.