Saúde Notícias

Janeiro Roxo: Conscientização no combate à hanseníase é realizado neste mês

Janeiro Roxo: Conscientização no combate à hanseníase é realizado neste mês

No mês de janeiro, é realizada uma campanha nacional pela luta contra a hanseníase. Denominado “Janeiro Roxo”, o objetivo da ação é divulgar informações e oferecer o tratamento correto para todos.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalhará neste mês a conscientização da população com distribuição de panfletos informativos nas salas de espera dos PSFs, do Ambulatório, Vigilância Sanitária e Epidemiológica e Pronto Socorro. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, atualmente, o município tem 6 casos registrados da doença e em tratamento.

Segundo o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença transmissível que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Pode atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. Demora de 2 a 7 anos, em geral, para o aparecimento dos primeiros sintomas.

A hanseníase pode causar deformidades físicas, mas isso pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento imediato. AS PESSOAS EM TRATAMENTO PODEM LEVAR UMA VIDA NORMAL NO TRABALHO, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE.

Ao perceber os sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima ou a Vigilância Epidemiológica de Santo Antônio de Posse.