Notícias

Junta Militar: alistamento continua e pode ser feito pela internet

Junta Militar: alistamento continua e pode ser feito pela internet

Os jovens possenses, do sexo masculino, nascidos no ano de 2002 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. Para agilizar o processo, o Ministério da Defesa vem desenvolvendo e aprimorando o sistema que possibilita que o alistamento seja realizado de forma on-line.

Para isso, os jovens devem acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br. Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS. Ou, ainda, comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima.

É necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico).

E SE EU PERDER O PRAZO DO ALISTAMENTO?

Os homens que não se alistarem no prazo estarão em débito com o serviço militar, ficando impedidos de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades, como multa de aproximadamente R$ 4,50, que é corrigida trimestralmente pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial). Até mesmo se o jovem ganhar na Loteria (como a Megasena), não poderá retirar o prêmio.