Meio Ambiente realiza terraceamento para produtores possenses

O Dia Internacional da Conservação do Solo é comemorado todo dia 15 de abril, conforme a promulgação da Lei Federal nº7876 de 13/11/1989. A escolha da data se deu em homenagem a Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos.

Em Santo Antônio de Posse, o Departamento de Meio Ambiente e a Casa da Agricultura promovem ações para conservação do solo e uma delas é o terraceamento, no qual, aproximadamente, 200 ha são locados para pequenos e médios produtores.

Este trabalho é feito sem nenhum custo ao produtor e, além disso, os mesmos são orientados a respeito de outros fatores da cultura que possam ser desenvolvidos sem trazer maiores danos ao solo e ao meio ambiente de uma maneira em geral.

O terraceamento agrícola é uma técnica importante e que sempre deve ser empregada no processo produtivo. Nesta técnica, os terraços são locados no sentido de barrar e diminuir a velocidade das águas pluviais e desenvolvem um papel de fundamental importância para o não aparecimento de erosões superficiais e, com o passar do tempo, uma voçoroca.

CONSERVAÇÃO DO SOLO

A nível de Brasil, muitas tecnologias novas foram desenvolvidas e algumas adaptadas em relação a eficiência da conservação do solo, já que no país existem várias classes de solo e cada uma possui suas particularidades.

O plantio direto na palha e o cultivo mínimo podem ser considerados duas técnicas que vem contribuindo e muito para a conservação do solo e também em relação ao custo de implantação de novas lavouras.

Quando um solo não é preparado de acordo com as técnicas eficientes, sabe-se que há perda do solo superficial, local de maior fertilidade. Este processo ainda contribui para o assoreamento dos cursos d’água e eutrofização de corpos d’água.

Semana de combate ao mosquito da Dengue

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove entre os ...