Segurança

Muralha digital ganha 48 novas câmeras de monitoramento

Os equipamentos possibilitam o reconhecimento óptico de imagens e placas de veículos e o cruzamento de informações

Muralha digital ganha 48 novas câmeras de monitoramento

A segurança pública de Santo Antônio de Posse ganhou importante reforço no combate contra a criminalidade – trata-se de 40 novas câmeras de alta resolução e 8 câmeras com tecnologia OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition), que possibilitam o reconhecimento óptico de imagens e placas de veículos e o cruzamento de informações, facilitando a identificação de práticas criminosas e de possíveis suspeitos.

Os equipamentos passam a integrar a Muralha Digital do município, somando mais de sessenta câmeras de videomonitoramento que cobrem as entradas e saídas da cidade e pontos estratégicos, 24h por dia. A ferramenta funciona de forma integrada com os serviços de monitoramento das cidades da região que contam com a tecnologia, facilitando assim a troca de informação entre as forças policiais. A sala de monitoramento é equipada com sistema de videoconferência, com monitores e computadores, onde o operador consegue acompanhar as câmeras de forma simultânea.

A medida tem por objetivo promover mais segurança à população, com a atuação direta na identificação de situações de risco e monitoramento preventivo.

Monitora Posse

Implementado em agosto de 2023, o programa “Monitora Posse” visa a cooperação entre o poder público e a comunidade local a partir do cadastramento espontâneo de pessoas, físicas ou jurídicas, para compartilhamento e fornecimento das imagens capturadas por câmeras particulares de segurança.

Tais imagens compartilhadas são utilizadas para fins de monitoramento, prevenção e planejamento de operações de inteligência por parte da Guarda Civil Municipal, fato este que inegavelmente auxiliará não apenas as forças de segurança do município como, também, outras corporações policiais.

Investimentos em inteligência

Além das câmeras, cinco novos tablets foram adquiridos para o monitoramento das ocorrências, com georreferenciamento e mapa com a localização das viaturas. Adquiridas para serem utilizadas pelos agentes durante as ações operacionais, as ferramentas trazem dinamismo na coleta e inserção de dados, padronização das tipificações de ocorrências e, consequentemente, otimização dos recursos e promovendo maior agilidade nos atendimentos.

Os dispositivos móveis estarão interligados aos sistemas: Sinesp CAD, Fiscalização Senatran, Sinesp Infoseg e o SIM (Sistema Integrado de Multa) – Prodesp, utilizados pela base de operações da GCM.