Saúde Notícias

Mutirão de combate à dengue vistoria mais de 900 imóveis em Santo Antônio de Posse

915 residências foram vistoriadas, com eliminação de focos do Aedes aegypti e orientação aos munícipes sobre os cuidados necessários para manter seu quintal limpo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, 18 de maio, mais um mutirão de combate à dengue. A concentração aconteceu no estacionamento do Paço Municipal, para definição das equipes e avaliação das áreas de cobertura. Desta vez, os bairros atendidos foram o São Judas, Popular I e II, Jardim Novo Horizonte e parte do Pedra Branca, regiões com maior número de novos casos confirmados da doença.

Ao todo, 915 residências foram vistoriadas, com trabalho de eliminação de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e orientação aos munícipes sobre os cuidados necessários para manter seu quintal limpo e sem potenciais criadouros. Apesar disso, 702 domicílios foram encontrados fechados, nestes casos, a ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) que utilizou um drone para monitorar terrenos de alto risco de infestação e de difícil acesso, como áreas cercadas, prédios altos e lotes extensos, onde os agentes de combate a endemias enfrentam desafios logísticos, e residências com piscinas, onde a água parada é propícia para a proliferação da larva do mosquito.

O mutirão contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE), além de servidores públicos de diversas secretarias e departamentos. A iniciativa ainda teve o apoio do caminhão do “Cata Bagulho”, fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal, e da Cooperposse, recolhendo materiais recicláveis. Vale ressaltar que potenciais criadouros são: copos, garrafas, latas, potes, vasos, pratinho dos vasos, lonas, sacos ou qualquer recipiente que acumule água limpa ou suja.

Não fique em silêncio, denuncie!

Não fique em silêncio, denuncie! Proteja nossas crianças e adolescentes. Fique atento a qualquer suspeita de abuso e exploração sexual ...