Saúde Notícias

Mutirão irá zerar fila de cirurgias de vesícula e hérnia abdominal

Mutirão irá zerar fila de cirurgias de vesícula e hérnia abdominal

26 moradores de Santo Antônio de Posse serão contemplados na primeira etapa do Mutirão de Cirurgias que será realizado no Hospital Beneficente de Pedreira, por meio do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Inicialmente serão realizados 23 procedimentos de vesícula e 3 de hérnia abdominal, com exames preparatórios já em andamento e atendimento pré-operatório previsto para o final desse mês. Com a iniciativa, a fila de espera de pacientes do município que aguardam para a realização dessas cirurgias será zerada.

Além de Santo Antônio de Posse, o Mutirão irá contemplar pacientes das cidades de Artur Nogueira, Holambra, Lindóia e Pedreira, que somadas, contabilizam 140 cirurgias dessa natureza que serão realizadas. A iniciativa parte de uma recomendação do Departamento Regional de Saúde sediado em Campinas (DRS-7) para que os municípios que não contam com estrutura para a realização desse tipo de procedimento, façam integração com Prefeituras que possuem hospitais.

Central de Regulação de Vagas do Município

O Mutirão de Cirurgias é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo com intuito de zerar a fila de mais de 500 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross). Entre as 42 cidades que integram a DRS-7, até o início de junho havia 71,4 mil cirurgias represadas.

A estratégia com duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde em 7 especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. Segundo o Estado, sem as ações do Mutirão levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP