Nova sede do CRAS é inaugurada

Nova sede do CRAS é inaugurada

Na tarde da última terça-feira, 20, a Prefeitura Municipal deu mais um importante passo na prestação de serviços à população em situação de vulnerabilidade social, com a inauguração do novo prédio de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), serviço público responsável pela oferta de serviços, programas, benefícios e projetos sociais, voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. A mudança garantirá melhor qualidade de atendimento para as famílias referenciadas, que residem em diversas partes do município.

O CRAS tem como função o trabalho social realizado com as famílias para fortalecer seus vínculos, promover o acesso a direitos e à melhoria de sua qualidade de vida. Entre os principais programas estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), responsável pela Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de participarem do curso “Meu Emprego” todas as sextas, entre outras atividades e cursos.

A nova sede passou por reformas e adequações para atender a comunidade com mais qualidade, estrutura e conforto. O novo prédio do CRAS fica localizado na Rua das Violetas, 21 – Jardim das Flores, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Matéria e Fotos: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

Saúde mental é tema de palestra

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS promoveu na quinta-feira, 25 de janeiro, uma palestra para os profissionais do ...