Planejamento urbano marca a 1ª Conferência Municipal das Cidades em Santo Antônio de Posse

Entre os dias 24 e 25 de junho, no salão de eventos do Centro Múltiplo do Idoso, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos e Meio Ambiente, realizou a 1ª Conferência Municipal das Cidades, com intuito de promover a mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil, proporcionando um espaço democrático para a discussão de ideias, problemas e inovações relacionadas ao desenvolvimento da cidade.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a iniciativa foi convocada a partir do Decreto Municipal n. 4085, de 17 de junho de 2024, nos termos do disposto na Portaria MCID N. 175/2024 e Portaria SDUH 2/2024.

Com intuito de garantir que os programas dos governos federal e estadual levem em consideração as condições específicas de todos os municípios com suas potencialidades e limitações, a programação foi norteada por cinco eixos temáticos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; Governança e Participação Social.

Além do diálogo entre as autoridades e gestores públicos a partir dos temas previstos, o evento marcou a escolha dos delegados que representarão o município na 7ª Conferência Estadual das Cidades e na 6ª Conferência Nacional das Cidades.