Segurança Notícias

Prefeitura amplia sistema de monitoramento com três novas câmeras no bairro Ressaca

Ao todo, o município conta com 40 novas câmeras de alta resolução e 26 câmeras com tecnologia OCR, que possibilitam o reconhecimento óptico de imagens, placas de veículos e o cruzamento de informações, facilitando a identificação de práticas criminosas e de possíveis suspeitos.

Prefeitura amplia sistema de monitoramento com três novas câmeras no bairro Ressaca

Dando sequência às ações de inteligência e monitoramento da cidade, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Segurança Pública, instalou nos últimos dias mais três câmeras de alta definição, desta vez, em pontos estratégicos do bairro Ressaca. Os equipamentos passam a integrar o programa “Muralha Digital”, somando mais de sessenta câmeras que cobrem as entradas e saídas da cidade e pontos estratégicos, 24h por dia.

Ao todo, o município conta com 40 novas câmeras de alta resolução e 26 câmeras com tecnologia OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition), que possibilitam o reconhecimento óptico de imagens, placas de veículos e o cruzamento de informações, facilitando a identificação de práticas criminosas e de possíveis suspeitos.

A “Muralha Digital” funciona de forma integrada com os serviços de monitoramento das cidades da região que contam com a tecnologia, facilitando assim a troca de informação entre as forças policiais. A sala de monitoramento é equipada com sistema de videoconferência, com monitores e computadores, onde o operador consegue acompanhar as câmeras de forma simultânea.

Monitora Posse

Implementado em agosto de 2023, o programa “Monitora Posse” visa a cooperação entre o poder público e a comunidade local a partir do cadastramento espontâneo de pessoas, físicas ou jurídicas, para compartilhamento e fornecimento das imagens capturadas por câmeras particulares de segurança.

Tais imagens compartilhadas são utilizadas para fins de monitoramento, prevenção e planejamento de operações de inteligência por parte da Guarda Civil Municipal, fato este que inegavelmente auxiliará não apenas as forças de segurança do município como, também, outras corporações policiais.

Investimentos em inteligência

Além das câmeras, cinco novos tablets foram adquiridos para o monitoramento das ocorrências, com georreferenciamento e mapa com a localização das viaturas. Adquiridas para serem utilizadas pelos agentes durante as ações operacionais, as ferramentas trazem dinamismo na coleta e inserção de dados, padronização das tipificações de ocorrências e, consequentemente, otimização dos recursos e promovendo maior agilidade nos atendimentos.

Os dispositivos móveis estarão interligados aos sistemas: Sinesp CAD, Fiscalização Senatran, Sinesp Infoseg e o SIM (Sistema Integrado de Multa) – Prodesp, utilizados pela base de operações da GCM.

NOTÍCIAS

Forró com a banda Talismã

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade, promove no sábado, 1º de junho, ...