Segurança

Prefeitura avança na modernização da iluminação pública com substituição de lâmpadas comuns por LED

Nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura Municipal deu início na modernização da rede de iluminação pública do município com a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias de LED, tornando Santo Antônio de Posse, uma das primeiras cidades da RMC a ter iluminação 100% de LED. Mais moderna e eficiente, o novo sistema proporcionará mais segurança à população com ampliação da iluminação de vias e praças, e economia de 40% aos cofres públicos.

O ponto de partida foi a rua José Coimbra Júnior no bairro Ressaca e logo a revitalização será realizada em todo o munícipio. Além da troca, novos pontos serão instalados em ruas que ainda carecem de iluminação.

A iluminação de LED utilizada é a SMD, que vem das iniciais de surface mounted device, isto é, dispositivos montados em superfícies. Esse padrão tem como principal diferencial oferecer maior abrangência na distribuição de luz. Isso acontece porque o conjunto de LEDs é soldado separadamente sobre uma placa de circuito integrado. Ao contrário da categoria COB, o SMD emite iluminação unidirecional e tem ângulo de abertura de 360 graus. Portanto, conta com facho de luz que se espalha em todas as direções.

O padrão de montagem do SMD também influencia positivamente na durabilidade. Nessa categoria, os LEDs são alimentados separadamente. Assim, se um dos dispositivos falha ou queima, o restante funciona normalmente. Desse modo, a luminária continua iluminando a rua até o componente com problema ser reparado.

Além das luminárias, também estão sendo trocados os braços, suportes e cabeamento. Com a substituição, são previstos a retirada de 21 km de materiais, cerca de 28 toneladas, que serão colocadas para leilão, dessa forma, gerando retorno aos cofres públicos.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP