Saúde Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Posse realiza novo mutirão de combate à dengue neste sábado

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, 18 de maio, mais um mutirão de combate à dengue. A concentração acontecerá no estacionamento do Paço Municipal, para definição das equipes e avaliação das áreas de cobertura. Desta vez, os bairros atendidos serão São Judas, Popular I e II, Jardim Novo Horizonte e parte do Pedra Branca, regiões com maior número de novos casos confirmados da doença. O cronograma está sujeito a alterações.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), percorrerão os domicílios para avaliar a situação do quintal, quais os potenciais criadouros que serão removidos, orientar e verificar se o morador está realizando o controle mecânico, fornecer material necessário como sacos ou luvas para realizar a limpeza com segurança.

Nesta ação, as equipes de Saúde contarão com o auxílio e suporte de servidores públicos de diversas secretarias e departamentos, Corpo de Bombeiro e apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) que utilizará um drone para monitorar de forma mais eficiente as residências do município em busca de possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A fiscalização por meio do dispositivo concentrará esforços em terrenos de difícil acesso, como áreas cercadas, prédios altos e lotes extensos, onde os agentes de combate a endemias enfrentam desafios logísticos, e residências com piscinas, onde a água parada é propícia para a proliferação da larva do mosquito.

O mutirão ainda contará com o apoio do caminhão do “Cata Bagulho”, fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal, e da Cooperposse, recolhendo materiais recicláveis. Vale ressaltar que potenciais criadouros são: copos, garrafas, latas, potes, vasos, pratinho dos vasos, lonas, sacos ou qualquer recipiente que acumule água limpa ou suja. Sofá velho, colchão, armários, madeira, e outros objetos similares devem ser descartados na ação de “Cata Bagulho” oferecido pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, conforme cronograma específico para esta coleta, divulgado nas edições de terça e sexta-feira do Jornal Oficial do município.