Prefeitura promove ações de combate à dengue na Feira Cultural e no Itaquerê
A iniciativa visa coibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, 16 de março, duas ações em diferentes regiões do município, com intuito de coibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, bem como informar a população dos cuidados necessários a serem mantidos em suas residências e alertar sobre quais são os sintomas da doença.
Na Feira Cultural, localizada na Praça do Novo Centro, Rua São Carlos, 315, próxima a Caixa Econômica Federal, uma equipe de profissionais realizará, das 8h às 12h, uma ação educativa com distribuição de informativos e esclarecimento de dúvidas.
Já no bairro Itaquerê, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) estarão nas ruas, das 8h às 12h, em um Mutirão para vistoria de imóveis com apoio do caminhão do “Cata Bagulho”, fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal. Até o momento, dos 10001 imóveis registrados no município, 9037 já foram vistoriados.
Além das ações deste sábado, a Secretaria de Saúde segue tomando um conjunto de medidas de enfrentamento à arbovirose, como:
– Ampliação do atendimento espontâneo nos seis Posto de Saúde da Família, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas e no Pronto Socorro, de segunda a sexta-feira;
– Decretação de situação de emergência em saúde pública para a dengue;
– Mutirão contra à Dengue em todos os bairros do município entre os dias 5 a 9 de fevereiro;
– Busca ativa diária nos imóveis do município pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);
– Ciclo de palestras para alunos da rede pública de ensino, entre os dias 20 a 22 de fevereiro;
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Segundo o boletim epidemiológico, das 619 notificações, Santo Antônio de Posse conta com 118 casos confirmados de dengue, 291 notificações de suspeitos aguardando resultado, 95 negativos e 1 óbito.
HISTÓRICO
Desde 2010, Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018, o sorotipo circulando no município é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.
Por isso, é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam ser criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
SINTOMAS
Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5 °C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
COMBATE AO MOSQUITO
Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito.
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.
LIMPEZA DE TERRENOS
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Fiscalização de Posturas, alerta os proprietários de imóveis do município sobre a importância de manter terrenos e quintais limpos. A medida visa impedir a criação e proliferação de animais nocivos à saúde pública. Conforme previsto no artigo 18, incisos I e II da Lei Municipal 011A/2010, a limpeza dos terrenos é uma obrigação do proprietário.
A orientação é voltada aos donos de lotes particulares urbanos e de expansão urbana no município. O objetivo é manter a cidade limpa e organizada, sem riscos à saúde dos cidadãos possenses, pensando no bem-estar de toda a comunidade. Para tanto, é importante que todos os munícipes colaborem.
O artigo 18 da lei 011A/2010 estabelece ainda que a limpeza dos lotes por meio de queimadas também é proibida e passível de multa. O não cumprimento desta, implicará na aplicação de penalidade pecuniária de até 100 UFESP (R$ 3.536,00), conforme dispõe a legislação específica.