Saúde Notícias

Prefeitura reforça ações contra dengue com remoção de focos do mosquito e nova termonebulização veicular

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, prossegue com ações para conter a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Nesta terça-feira, 16 de abril, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) estiveram no bairro Bela Vista, região com o maior número de novos casos da doença, para remoção de possíveis criadouros e informar os moradores sobre os cuidados necessários a serem mantidos em suas residências.

Já na quinta e sexta-feira, os bairros Bela Vista, São Judas e Vila Esperança, regiões com maior incidência de novos casos de dengue nos últimos 15 dias, receberão o serviço de termonebulização veicular. Acoplado a um veículo, o equipamento pulveriza uma solução que elimina o inseto na fase adulta.

Na próxima semana, após às 17h, as equipes de controle de vetores percorrerão toda área urbana do município, vistoriando os imóveis que ainda não foram acessados devido ausência do morador, para atuar na eliminação e controle de focos do mosquito. Após a eliminação dos criadouros, ainda é previsto em toda área urbana, nova termonebulização veicular, sendo realizada em dois ciclos.

O serviço chega para fortalecer as ações de bloqueio de transmissão da doença, em complemento ao trabalho que vem sendo promovido pela Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, todo o perímetro urbano receberá o serviço, sendo atendidos com prioridade os bairros com maior número de casos notificados de dengue.

É de extrema importância que os munícipes recebam os profissionais para ouvir as orientações necessárias. No momento da aplicação, o munícipe deve deixar as portas e janelas abertas. Se tiver aves, é necessário cobrir a gaiola ou colocá-las dentro da casa. Recipientes de água e comida dos animais de estimação também devem ser recolhidos.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Segundo o boletim epidemiológico, Santo Antônio de Posse conta com 1635 notificações de dengue, sendo 342 casos confirmados, 155 descartados, 1125 em investigação, 2 indeterminados e 2 óbitos, além de 1 caso confirmado de chikungunya.

AMPLIAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Em razão dos crescentes casos de dengue, a Prefeitura Municipal, iniciou no dia 6 de março, o atendimento espontâneo nos seis Posto de Saúde da Família, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas e no Pronto Socorro. Os pacientes com suspeita da doença podem procurar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, o PSF mais próximo de sua residência. No Ambulatório de Especialidades, os atendimentos ocorrem em uma nova ala implementada para atendimento exclusivo, de segunda a domingo, das 8h às 20h. Já no Pronto Socorro, um terceiro médico está à disposição da unidade até às 22h, com intuito de dar mais celeridade aos atendimentos.