Esporte Saúde

Santo Antônio de Posse é homenageada no 1º Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do ‘Sesi Atleta do Futuro (PAF)’

Em desenvolvimento desde agosto de 2021, o programa Atleta do Futuro tem o objetivo de pensar para além dos "muros da escola".

Santo Antônio de Posse é homenageada no 1º Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do ‘Sesi Atleta do Futuro (PAF)’

Na última quarta-feira (1), aconteceu o 1º Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do ‘Sesi Atleta do Futuro (PAF)’, e Santo Antônio de Posse representada pelo diretor municipal de Esportes e Lazer, Carlos Roberto Ortiz de Campos Filho, o Professor Carlão, e seu assessor, Eduardo Suzigan de Campos, foi uma das homenageadas por todo trabalho que vem sendo desenvolvido por meio do programa.

O evento ocorreu no Teatro do Sesi na Capital Paulista, e contou com mesa redonda com histórias de pessoas formadas no programa, palestra de gestão esportiva com o ex-atleta olímpico, velejador e iatista, Lars Grael, além da apresentação do maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica.

O diretor municipal de Esportes e Lazer, professor Carlão ressaltou a importância de eventos como esse, e da realização do programa Atleta do Futuro para a juventude possense. “Essa ação é reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo no munícipio, transformando a vida de crianças e adolescentes através da prática esportiva”.

O programa oferta no município as modalidades futsal e futebol de campo, atendendo mais de 230 alunos com idade entre 7 e 17 anos, e já no próximo mês serão iniciadas as práticas de vôlei e vôlei de areia. Em desenvolvimento desde novembro de 2021, o projeto tem o objetivo de pensar para além dos “muros da escola”, ao contribuir na formação de crianças e adolescentes com valores como ética, superação, autoestima e socialização, de modo a ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno, e transformar a sua vida por meio do esporte.

O Programa

Sesi-SP Atleta do Futuro promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita, foi criado em 1991, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. É oferecido de forma permanente, com metodologia própria nos centros de atividades do Sesi-SP, através de parcerias com órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, ONGs, clubes e instituições privadas.

Contribuindo para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade, para o desenvolvimento do futuro cidadão.

História

O programa consolida-se hoje como a principal ação na área de iniciação e formação esportiva, tendo sido criado em 1991 com o nome de “Projeto Atleta do ano 2000”, em parceria com a Unicamp. Em 1996, com a abertura de parcerias com empresas, prefeituras, associações e ONGs, adotou uma nova nomenclatura, passando a se chamar Projeto Atleta do Futuro. Em 2002, passou por uma remodelação metodológica, contando, para isso, com a parceria científica dos acadêmicos da Universidade Estadual Paulista – Unesp, campus de Rio Claro, ganhando o nome de Programa SESI Atleta do Futuro. No ano de 2008 houve uma grande expansão de parcerias com indústrias e prefeituras municipais, e de 2010 até 2012 foi estruturada a transferência de tecnologia social da metodologia do programa para os demais departamentos regionais do SESI em parceria com o Departamento Nacional, disseminando a metodologia para todo o país. Em 2012, passou-se a utilizar a nomenclatura atual de SESI-SP Atleta do Futuro.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

Deixe um comentário