Saúde Notícias

Santo Antônio de Posse inicia vacinação contra a dengue nesta segunda-feira, 15 de abril

A campanha de imunização ocorrerá de forma escalonada, com as doses administradas primeiramente para o público-alvo de 10 a 11 anos, com ampliação dos grupos semanalmente, até 14 anos.

Santo Antônio de Posse inicia vacinação contra a dengue nesta segunda-feira, 15 de abril

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria da Saúde, inicia a vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira, 15 de abril, em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 16h, não sendo necessário agendamento. Diante do número limitado de doses disponíveis no momento, e conforme nota técnica do Ministério da Saúde, a campanha de imunização contra a doença ocorrerá de forma escalonada, com as doses administradas primeiramente para o público-alvo de 10 a 11 anos, com ampliação dos grupos semanalmente, até 14 anos.

Para receber a vacina, crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, com o Cartão SUS e a Carteira de Vacinação em mãos. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

A vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.