Santo Antônio de Posse participa de Circuito Solidário de Xadrez
Cerca de 21 jovens enxadristas possenses participaram da competição, que contou com concorrentes de diversas cidades do Estado de São Paulo, totalizando 150 participantes.
A equipe do projeto Xadrez Pedagógico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com os alunos da rede pública de ensino de Santo Antônio de Posse, participou no domingo, 16 de junho, da 103ª edição do Circuito Solidário de Xadrez (CSX), na cidade de Araras. Cerca de 21 jovens enxadristas possenses participaram da competição, que contou com participantes de diversas cidades do Estado de São Paulo, totalizando 150 concorrentes.
Apesar de não conquistar nenhum pódio, a equipe ficou entre as 10 melhores do circuito, além da experiência em participar de um evento dessa proporção. Ao final, todos receberam medalhas de participação.
PROJETO XADREZ PEDAGÓGICO
O Xadrez Pedagógico está em funcionamento desde o ano de 2021, formando anualmente 650 novos adeptos ao jogo de xadrez. O projeto é constituído por quatro etapas: apresentação, ensino e aprendizagem, competições internas e, por fim, competições externas.
Santo Antônio de Posse é uma das únicas na Região Metropolitana de Campinas que tem implantado, dentro das escolas públicas, o ensino de xadrez, oferecendo-o aos alunos a partir do 3º ano.
Além de desenvolver competidores do esporte, a iniciativa visa auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças, uma vez que o xadrez proporciona inúmeros benefícios.