Saúde amplia vacinação contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos
Para receber a vacina, crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, com o Cartão SUS e a Carteira de Vacinação em mãos
A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria da Saúde, ampliou nesta segunda-feira, 6 de maio, a vacinação contra a dengue para as pessoas de 10 a 14 anos de idade. A campanha acontece em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 16h, não sendo necessário agendamento. Para receber a vacina, crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, com o Cartão SUS e a Carteira de Vacinação em mãos.
Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
A vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.