Saúde

Saúde oferece testes gratuitos de Hepatite de 23 a 31 de julho

Saúde oferece testes gratuitos de Hepatite de 23 a 31 de julho

Julho é o mês de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, enfermidades em que o fígado se encontra inflamado. A Secretaria de Saúde reservou os últimos dias do mês para realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações referentes à Campanha “Julho Amarelo”.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica. A recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos de idade façam o teste para identificar a doença de maneira precoce.

O Ministério da Saúde alerta que é essencial evitar que a doença evolua para uma situação grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio quando a doença já está em estado avançado.

AÇÃO NO MUNICÍPIO

De 23 a 31 de julho, as Unidades de saúde da família (PSF) e CAPS I intensificarão os atendimentos e as informações sobre a importância do diagnóstico precoce dessas infecções. Os testes rápidos, são maneiras fáceis e gratuitas de detectar se a pessoa é portadora de hepatite. Se o resultado for positivo, o tratamento deve se iniciar o mais breve possível (todo tratamento é disponibilizado na rede pública de saúde).

Além dos testes rápidos para hepatite, também estão disponíveis teste para sífilis e HIV.

Saiba os horários e locais de atendimento:

– VIGILÂNCIA EM SAÚDE

– PSF OLINDA FORONI (VILA BIANCHI)

– PSF ATÍLIO BERGO (MONTE SANTO)

– PSF BENEDITO ALVES BARBOSA (POPULAR)

– PSF DR. JOSÉ PAULO MARUN (RESSACA)

– PSF RECREIO CAMPESTRE (RINCÃO)

– CAPS I

Horário de atendimento: DAS 7h às 17h

*É imprescindível a apresentação de documento como RG ou CNH e CNS (Cartão do SUS)*