Saúde Notícias

Saúde realiza intensificação ao combate à dengue com nebulização e mutirão

Saúde realiza intensificação ao combate à dengue com nebulização e mutirão

Para intensificar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, promove na próxima semana, novo mutirão de vistoria de imóveis para eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e a nebulização veicular, o fumacê. A ação começa na segunda-feira, 1º de abril, com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) nas ruas das 8h às 12h, com retorno às 16h. Já na quarta-feira, 3, a partir das 17h, começa a nebulização veicular, que vai até o dia 10.

A iniciativa contará com o apoio do caminhão do “Cata Bagulho”, fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal. É de extrema importância que os munícipes recebam os profissionais para ouvir as orientações necessárias e coloquem na calçada materiais de descarte que possam acumular água. No momento da aplicação, você precisa deixar as portas e janelas abertas. Se tiver aves, é necessário cobrir a gaiola ou colocá-las dentro da casa. Você também deve recolher os recipientes de água e comida dos animais de estimação.

As datas podem sofrer alterações conforme as condições climáticas do dia programado.

Cronograma da nebulização

03/04 – Quarta-feira:

São Judas
Residencial Pref. Augusto Lala
Jd. Novo Horizonte
Jd. das Flores
Residencial Pedra Branca
Vila Padre Pedro

04/04 – Quinta-feira:

Residencial Cidade Jardim
Jardim Denise
Vila Esperança
Jardim Brasília
Centro (1ª parte)

05/04 – Sexta-feira:

Bela Vista
Jardim Milan
Jardim Maria Helena (1ª parte)

08/04 – Segunda-feira

Jardim Maria Helena (2ª parte)
Jardim Portal das Pérolas
Centro (2ª parte)

09/04 – Terça-feira

Vila Bianchi
Jardim Becari
Jardim São Quirino
Jardim Luciana
Vila Rica I
Vila Rica II

10/04 – Quarta-feira

Residencial dos lagos
Jardim Planalto
Jardim Progresso
Colina das Paineiras
Ressaca
Rincão (Chácaras Recreio Campestre/Vista Alegre)

A partir de segunda-feira, dia 8 de abril, serão nebulizados os bairros: Córrego Bonito, Chácaras Andréa e Vale Verde.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Segundo o boletim epidemiológico, das 1043 notificações, Santo Antônio de Posse conta com 246 casos confirmados de dengue, 642 notificações de suspeitos aguardando resultado, 143 negativos e 2 óbitos.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5 °C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

COMBATE AO MOSQUITO

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

LIMPEZA DE TERRENOS

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Fiscalização de Posturas, alerta os proprietários de imóveis do município sobre a importância de manter terrenos e quintais limpos. A medida visa impedir a criação e proliferação de animais nocivos à saúde pública. Conforme previsto no artigo 18, incisos I e II da Lei Municipal 011A/2010, a limpeza dos terrenos é uma obrigação do proprietário.

A orientação é voltada aos donos de lotes particulares urbanos e de expansão urbana no município. O objetivo é manter a cidade limpa e organizada, sem riscos à saúde dos cidadãos possenses, pensando no bem-estar de toda a comunidade. Para tanto, é importante que todos os munícipes colaborem.

O artigo 18 da lei 011A/2010 estabelece ainda que a limpeza dos lotes por meio de queimadas também é proibida e passível de multa. O não cumprimento desta, implicará na aplicação de penalidade pecuniária de até 100 UFESP (R$ 3.536,00), conforme dispõe a legislação específica

SEGURANÇA

GCM faz visita surpresa para aniversariante

Olha que notícia legal. No último domingo, 10 de março, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Posse fez uma visita na ...