Saúde Notícias

Saúde realiza intensificação ao combate à dengue com nebulização e mutirão

Saúde realiza intensificação ao combate à dengue com nebulização e mutirão

Para intensificar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, promove na próxima semana, novo mutirão de vistoria de imóveis para eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e a nebulização veicular, o fumacê. A ação começa na segunda-feira, 1º de abril, com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) nas ruas das 8h às 12h, com retorno às 16h. Já na quarta-feira, 3, a partir das 17h, começa a nebulização veicular, que vai até o dia 10.

A iniciativa contará com o apoio do caminhão do “Cata Bagulho”, fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal. É de extrema importância que os munícipes recebam os profissionais para ouvir as orientações necessárias e coloquem na calçada materiais de descarte que possam acumular água. No momento da aplicação, você precisa deixar as portas e janelas abertas. Se tiver aves, é necessário cobrir a gaiola ou colocá-las dentro da casa. Você também deve recolher os recipientes de água e comida dos animais de estimação.

As datas podem sofrer alterações conforme as condições climáticas do dia programado.

Cronograma da nebulização

03/04 – Quarta-feira:

São Judas
Residencial Pref. Augusto Lala
Jd. Novo Horizonte
Jd. das Flores
Residencial Pedra Branca
Vila Padre Pedro

04/04 – Quinta-feira:

Residencial Cidade Jardim
Jardim Denise
Vila Esperança
Jardim Brasília
Centro (1ª parte)

05/04 – Sexta-feira:

Bela Vista
Jardim Milan
Jardim Maria Helena (1ª parte)

08/04 – Segunda-feira

Jardim Maria Helena (2ª parte)
Jardim Portal das Pérolas
Centro (2ª parte)

09/04 – Terça-feira

Vila Bianchi
Jardim Becari
Jardim São Quirino
Jardim Luciana
Vila Rica I
Vila Rica II

10/04 – Quarta-feira

Residencial dos lagos
Jardim Planalto
Jardim Progresso
Colina das Paineiras
Ressaca
Rincão (Chácaras Recreio Campestre/Vista Alegre)

A partir de segunda-feira, dia 8 de abril, serão nebulizados os bairros: Córrego Bonito, Chácaras Andréa e Vale Verde.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Segundo o boletim epidemiológico, das 1043 notificações, Santo Antônio de Posse conta com 246 casos confirmados de dengue, 642 notificações de suspeitos aguardando resultado, 143 negativos e 2 óbitos.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5 °C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

COMBATE AO MOSQUITO

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

LIMPEZA DE TERRENOS

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Fiscalização de Posturas, alerta os proprietários de imóveis do município sobre a importância de manter terrenos e quintais limpos. A medida visa impedir a criação e proliferação de animais nocivos à saúde pública. Conforme previsto no artigo 18, incisos I e II da Lei Municipal 011A/2010, a limpeza dos terrenos é uma obrigação do proprietário.

A orientação é voltada aos donos de lotes particulares urbanos e de expansão urbana no município. O objetivo é manter a cidade limpa e organizada, sem riscos à saúde dos cidadãos possenses, pensando no bem-estar de toda a comunidade. Para tanto, é importante que todos os munícipes colaborem.

O artigo 18 da lei 011A/2010 estabelece ainda que a limpeza dos lotes por meio de queimadas também é proibida e passível de multa. O não cumprimento desta, implicará na aplicação de penalidade pecuniária de até 100 UFESP (R$ 3.536,00), conforme dispõe a legislação específica

Comunicado – Cartão Cidadão

Devido à manutenção do sistema, o cadastro, bem como a emissão de novos cartões, está momentaneamente suspenso.