Saúde realiza nebulização e mutirão contra à Dengue

Saúde realiza nebulização e mutirão contra à Dengue

Na próxima terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde dá início a nebulização veicular, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Conhecido como fumacê, a ação contemplará todos os bairros do munícipio. Além da nebulização, tem início nesta quinta-feira, 12, às 16h um mutirão de limpeza realizado pela equipe de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, que contará com um caminhão para retirada de objetos. É de extrema importância que os munícipes recebam os profissionais para ouvir as orientações necessárias e coloquem na calçada materiais de descarte que possam acumular água.

Santo Antônio de Posse conta com 24 casos confirmados de dengue por laboratório, 26 por clínico epidemiológico, e 73 notificações de suspeito aguardando resultado ou encerramento por clínica epidemiológica, disseminados em todo o território. Segundo a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que é o indicador de possível infestação, o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é de 5.58, sendo classificada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) como de alto risco de transmissão.

Os primeiros casos da doença neste ano apareceram no bairro São Judas, com a primeira notificação de suspeito datada no dia 17/01/2022. Com o aumento de casos da doença na cidade, a Secretaria vem intensificando desde o dia 12 de abril as ações de enfrentamento à arbovirose, por meio dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, realizando orientações, controle mecânico e retirada de potenciais criadouros no intradomicílio, com a parceria da Diretoria de Serviços Públicos, a Diretoria de Água e Esgoto (DAE), e a SUCEN, recebendo desta última, adulticida e atomizadores costais para nebulização.

Desde 2010 Santo Antônio de Posse enfrenta epidemias e surtos de dengue, e a população suscetível é volumosa, aumentando nesta proporção o risco de complicações e óbitos. A partir de 2018 o sorotipo circulando no munícipio é o tipo II, o mais grave quando atinge uma pessoa que anteriormente tenha se contaminado por dengue.

Por isso é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Combate ao mosquito

Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Matéria: Anderson Oliveira
MTB: 0092086/SP

GCM faz visita surpresa para aniversariante

Olha que notícia legal. No último domingo, 10 de março, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Posse fez uma visita na ...