Secretaria de Saúde oferece grupos para hipertensos e diabéticos

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, começa a trabalhar temas como HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e Diabetes (Diabetes mellitus) em encontros de grupos para hipertensos e diabéticos no mês de agosto. As reuniões acontecem nas Unidades de Saúde/PSF, onde uma equipe multiprofissional disponibilizará informações e acompanhamento para a população.

HAS – Hipertensão Arterial Sistêmica

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e as alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. É um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sua prevalência no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos.

Diabetes

O Diabetes (Diabetes mellitus) é uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue e na urina, que surge quando o pâncreas deixa de produzir ou reduz a produção de insulina, ou ainda quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada. O Diabetes e a hipertensão arterial são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) e representam, ainda, mais da metade do diagnóstico primário em pessoas com insuficiência renal.

Calendário dos encontros