Saúde

Secretaria de Saúde oferece grupos para hipertensos e diabéticos

Secretaria de Saúde oferece grupos para hipertensos e diabéticos

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Secretaria de Saúde, começa a trabalhar temas como HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e Diabetes (Diabetes mellitus) em encontros de grupos para hipertensos e diabéticos no mês de agosto. As reuniões acontecem nas Unidades de Saúde/PSF, onde uma equipe multiprofissional disponibilizará informações e acompanhamento para a população.

HAS – Hipertensão Arterial Sistêmica

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e as alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. É um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sua prevalência no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos.

Diabetes

O Diabetes (Diabetes mellitus) é uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue e na urina, que surge quando o pâncreas deixa de produzir ou reduz a produção de insulina, ou ainda quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada. O Diabetes e a hipertensão arterial são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) e representam, ainda, mais da metade do diagnóstico primário em pessoas com insuficiência renal.

Calendário dos encontros

Deixe um comentário

SAÚDE

Saúde realizam planejamento familiar

Neste mês de outubro, os Postos de Saúde da Família (PSFs) passam a ofertar uma equipe multiprofissional para realizar o planejamento ...