Você já conhece os projetos Pilhas da Esperança e o Tampinha Amiga

Você já conhece os projetos Pilhas da Esperança e o Tampinha Amiga

Plantar água soa estranho, de fato, mas é mais simples que se imagina: basicamente se trata de ações que de alguma forma protegem a natureza, assegurando que com o passar do tempo seja reestabelecido o equilíbrio natural da Terra. Plantar água é consumir de maneira consciente. É promover o descarte correto de materiais tóxicos. É plantar árvore. É reciclar. É fechar corretamente a torneira após o uso. É utilizar energia elétrica de forma consciente. Podemos plantar água o tempo todo e entre todas as formas possíveis, nesse sentido, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação vem desenvolvendo projetos que mobilizam alunos, professores, famílias e comunidade escolar, são eles o Pilhas de Esperança e o Tampinha Amiga.

Enquanto o Projeto Pilhas de Esperança promove o processo de logística reversa de pilhas e baterias com pontos de coletas dentro das unidades escolares, o Tampinha Amiga tem como objetivo a economia circular por meio da separação de tampas plásticas que serão destinadas à reciclagem. Mas não é só isso! As tampinhas arrecadadas serão doadas à Secretaria de Desenvolvimento Social, que as transformarão em recursos em prol ao tratamento e alimentação de animais de rua. Os alunos que realizarem o descarte de tampinhas e pilhas nas escolas, além de contribuir com o meio ambiente, participarão de sorteios no fim do ano, como uma forma de incentivo à participação.

As escolas, através da articulação entre a formação dos gestores para atuarem como multiplicadores dentro das unidades escolares, têm autonomia para realizarem outras formas de plantar água. Cada professor tem a liberdade de transformar seus saberes ambientais em situações pedagógicas que se adaptam melhor à sua realidade, respeitando o perfil de cada sala de aula e elegendo as ações que promoverão maior engajamento e aceitação dos alunos.

Cada atitude tomada no presente em relação à natureza é necessária para as mudanças comportamentais capazes de garantir um futuro mais seguro e promissor.